Residenciais

CASA PORTO DAS BALEIAS


Localização

Praia do Forte, Bahia, Brasil


Data do projeto

2019


Área construída

504,08m²


Programa

Com um programa de necessidades extenso, a principal premissa foi trabalhar com os cheios e vazios dos espaços, deixando áreas de pausa e contemplação da arquitetura, como o grande átrio com pé direito duplo na entrada social da casa, cujo destaque fica por conta das grandes portas venezianas com sistema de abertura pivotante.

Na paleta de cores do projeto, foi proposto o uso de tons mais neutros, valorizando as nuances e as texturas dos materiais naturais, com pequenas inserções de cores. Como resultado, obtivemos uma casa com estilo atemporal, provocando as sensações de conforto e tranquilidade aos que utilizam os espaços.

Com mobiliário escolhido de renomados designers brasileiros, remetendo para um estilo mais casual e despojado, dando destaque a poltrona Jangada de Jean Gillon que convida à leitura e descanso. Os sofás Box de Jader Almeida e as poltronas tiveram como premissa o design com espaldares baixos e estruturas leves criando uma percepção de amplitude.

Na sala de jantar, uma extensa mesa em lâmina de madeira natural compõe com 12 cadeiras Bossa do designer Jader Almeida, encostos de palhinha natural foram escolhidos como acabamento dessas peças, remetendo ao estilo colonial brasileiro. Quatro lustres de cerâmica do designer Maurício Arruda transmitem iluminação cênica para os momentos de jantar.

Cores e estampas com mais personalidade foram escolhidas para compor a decoração das áreas externas da casa, proporcionando ambientes mais descontraídos e que remetem a um resort praiano. Chama a atenção o tecido das cadeiras Tião, clássico do design de Sérgio Rodrigues, que desconstruiu o ar formal do móvel, levando-o para a varanda. A brincadeira do enxoval personalizado da piscina, com almofadas de diversos formatos, cores e estampas compôs com o mobiliário ortogonal do deck da piscina.

No lavabo, o piso e a bancada com cuba esculpida em quartzito elegance natural contrastam com o papel de parede geométrico em tom de coral, um toque mais clássico, pedido pelos clientes.

As estampas se mostram presentes novamente na suíte máster: a poltrona segue as cores do enxoval em tons de azul e branco, que se confundem com a paisagem deslumbrante que pode ser vista através das amplas esquadrias deste ambiente.

 

Resumo do programa: 9 suítes, sala de estar e jantar, gourmet, cozinha, dependências de empregados, deck com piscina e área de jogos, varanda com pergolado em madeira e forro em palha natural de dendê.

 

Fotografo: Tarso Figueira

+ Informações